Começando a sua jornada ...

Bem vindo

O mundo subaquático está esperando por você! Parabéns por ter dado o primeiro passo para se tornar um mergulhador. O curso de Mergulho Autônomo Básico é o começo de uma aventura.

Para você se tornar um mergulhador seguro, vai precisar ter paciência. Você precisa de tempo para evoluir. Para conduzir os seus mergulhos corretamente, você precisa adquirir o conhecimento, as habilidades e os equipamentos necessários.

O material didático é apenas a primeira parte do sistema educacional. Você e o seu instrutor são partes igualmente importantes. Neste curso, assim como em qualquer curso IANTD, você vai aprender habilidades e adquirir conhecimentos que o ajudarão a continuar a sua jornada. Entretanto, habilidades e conhecimentos não são suficientes, você também deve adquirir as ferramentas corretas para conduzir mergulhos seguros.

Educação, treinamento e equipamento são os atributos de um mergulhador capaz. O seu instrutor, com o auxílio dos materiais educacionais, vai ajudá-lo a compreender aquilo que é necessário para o seu sucesso. Lembre-se de estar aberto a novas ideias.

PRIMEIRO PASSO

Estrutura do curso de Open Water Diver

O curso Open Water Diver é um programa dividido em diversas partes e desenvolvido para ajudá-lo a se tornar um mergulhador.

O curso tem várias partes:

  • Educação
  • Usando uma combinação de manuais, sessões em sala de aula e discussões com o instrutor, você vai começar a entender os princípios físicos do mergulho e particularidades sobre o mundo subaquático que você vai entrar.
  • Águas confinadas:
  • Por meio de sessões em águas confinadas, normalmente em uma piscina, você vai aprender habilidades que vão deixá-lo mais confortável debaixo da água e que vão ajudá-lo a aproveitar o mundo subaquático em ambientes reais.
  • Águas abertas:
  • É aqui que você vai demonstrar ao instrutor tudo aquilo que você aprendeu em águas confinadas e vai experimentar o mundo subaquático natural.

Ninguém aprende a mergulhar em apenas algumas horas. Se alguém lhe disser que você pode se certificar como mergulhador em um final de semana, essa pessoa não está tentando ajudá-lo a se tornar um mergulhador. Para ficarmos confortáveis na água, precisamos de prática e repetição.

O instrutor IANTD quer o seu sucesso e, para tal, você precisa dedicar um certo tempo ao desenvolvimento de habilidades para ficar confortável antes de ir para as águas abertas.

É obvio que para vivenciar o mundo subaquático você vai precisar de alguns equipamentos. Se você quiser realmente se tornar um mergulhador, você vai precisar ter o seu próprio equipamento. Mergulhar com equipamento próprio torna a atividade mais segura e prazerosa. Vamos falar mais sobre equipamentos de mergulho no capítulo 2 deste manual.

O PRÓXIMO PASSO

O curso Open Water Diver é apenas o começo. Existe uma grande variedade de experiências no mergulho e uma série de programas de treinamento desenvolvidos para ajudá-lo a viver essas experiências. A IANTD oferece os programas de treinamento mais completos, desenvolvidos para que você atinja os seus objetivos. Por meio de seus instrutores, a IANTD oferece uma gama completa de programas de mergulho recreativo e técnico para que você se torne o mergulhador que deseja ser.

Para onde você vai a partir daqui é uma decisão sua. Converse com o seu instrutor sobre os seus planos futuros. Ele vai ajudá-lo a planejar programas de treinamento que vão de encontro aos seus objetivos.

É claro que vários caminhos podem ser percorridos. Quem sabe você gostaria de incorporar rebreathers aos seus mergulhos, ou talvez você sinta vontade de fazer mergulhos profundos em águas abertas. Onde você quiser levar o mergulho, a IANTD e seus instrutores estarão dispostos a ajudá-lo.

HISTÓRIA DA IANTD

A International Association of Nitrox and Technical Divers foi fundada em 1985 como resposta às necessidades de muitos mergulhadores. Nessa época, o uso de misturas gasosas para o mergulho e gases de descompressão estava limitado, oficialmente, aos militares e aos mergulhadores comerciais. Mergulhadores esportivos começaram a incorporar em seus mergulhos alguns destes procedimentos. O planejamento e uso destes procedimentos eram muitas vezes passados de forma informal e sem compromisso. Às vezes, a informação passada era imprecisa.

Em 1985, Dick Rutkowski aposentou-se do cargo de supervisor de mergulho da National Oceanographic and Atmospheric Administration (NOAA) e, juntamente com outros líderes da comunidade de mergulho, fundou a International Association of Nitrox Divers. O objetivo era apresentar os benefícios do Nitrox para diversos cenários de mergulho e de ensinar o seu uso seguro em mergulhos recreativos e descompressivos.

Em 1992, sob a liderança de Tom Mount, a organização cresceu para se tornar a principal agência de treinamento de mergulho técnico do mundo, oferecendo cursos sobre todos os aspectos do mergulho esportivo. O nome foi então mudado para International Association of Nitrox and Technical Divers, IANTD, para melhor refletir a ênfase no mergulho técnico.

A IANTD possui escritórios em mais de 25 países e instrutores em mais de 60 países, incluindo nos principais pontos de mergulho do mundo. Esses instrutores representam a nata do mergulho em suas regiões, tanto no mergulho recreativo quanto no mergulho técnico.

A IANTD continua a ter papel fundamental na determinação de padrões e procedimentos para o ensino de mergulho técnico e recreativo. Com a ajuda dos seus conselheiros e dos escritórios regionais, a IANTD monitora a qualidade dos seus instrutores e dos programas de mergulho ensinados por eles num esforço para garantir que os padrões estabelecidos por seus fundadores sejam mantidos

O FUTURO

Com os avanços da tecnologia, a maneira como mergulhamos sofre mudanças e, com isso, toda a estrutura educacional e desenvolvimento de habilidades tem que ser adaptado. A IANTD está empenhada em manter a sua liderança na educação de mergulho ao adaptar os seus cursos aos avanços da tecnologia, da medicina hiperbárica, da pesquisa científica e às mudanças ambientais.

Nossos mergulhadores e instrutores estão certamente entre os mais bem treinados e mais conhecedores do mundo. Por meio da educação contínua do mergulhador, tanto em programas de treinamento formais quanto por publicações, a IANTD se dedica a tornar o mergulho mais seguro e a comunidade de mergulho mais responsável pelo meio-ambiente onde nos divertimos e trabalhamos.

Complete and Continue