Mergulho recreativo e Mergulho científico

MERGULHO RECREATIVO

O mergulho esportivo e a caça submarina eram muito praticados na Europa por volta de 1920 e, mais tarde, introduzidos nos Estados Unidos. Na Costa Leste americana, corajosos caçadores submarinos e guarda-vidas do Condado de Los Angeles se aventuravam nas águas do Pacífico com máscara, nadadeira e snorkel, mas sem proteção térmica. Só no começo dos anos 50 é que os compressores de ar comprimido se tornam mais difundidos, fazendo com que o mergulho esportivo se tornasse cada vez mais popular. Para falarmos da evolução do mergulho nos Estados Unidos, precisamos voltar à década de 40. Cousteau e Gagnan desenvolveram o aqualung em 1943. Em 1947, os primeiros aqualungs foram para os Estados Unidos através do Comandante Francis Douglas Fane, renomado mergulhador da Marinha Americana.

Em 1949, um jovem biólogo marinho que fazia sua pós-graduação no Instituto Scripps de Oceanografia, Conrad Limbaugh, adquiriu um aqualung do Comandante Fane e assim começou uma nova era para o mergulho científico e recreativo. O Instituto Scripps estabeleceu em 1950 um programa de mergulho científico e um curso de treinamento. Dentre os primeiros a se formarem estavam nomes como Bev Morgan, Ranisy Parks e Al Tillman. Em 1951, estes homens lideraram o surgimento do programa de mergulho do Condado de Los Angeles, nascendo assim o mergulho recreativo americano. Ao mesmo tempo, um jovem do Instituto Woods Hole de Oceanografia, David Owen, inspirado no oceanógrafo Allyn Vine, desenvolveu o mergulho recreativo na Costa Leste americana. Em 1955, Owen publicou um manual de mergulho usando ar comprimido, um dos primeiros manuais de mergulho e considerado um clássico nos dias de hoje.

Os aqualungs foram colocados à disposição ao público americano pela primeira vez por Rene Bussoz, na sua loja na California, a Rene Sports. Em meados de 1950, Cousteau tentava fazer com que alguém se interessasse pelas vendas do seu aqualung. Rene contatou Cousteau e concordou em vender 20 aqualungs. Rene descobriu rapidamente que ninguém encheria seus cilindros franceses já que não eram homologados nos Estados Unidos. Entretanto, eles acabaram sendo enchidos clandestinamente em uma universidade cujo nome não foi revelado. Em um ano, Rene conseguiu vender os 20 aqualungs. Quando Cousteau perguntou sobre um novo pedido, os sócios de Rene foram contra já que “o mercado americano estava saturado”.

Pouco tempo depois, a Marinha Americana começou a adquirir aqualungs, a treinar os seus mergulhadores de demolição subaquática no seu uso e até a formar instrutores. Pouco depois, o público americano descobriu o aqualung através do filme “The Frogmen”. A popularização e os pedidos da Marinha Americana fizeram que Rene Bussoz fundasse a U.S. Divers Company.

Durantes os anos 50, uma série de clubes, conselhos de mergulho e organizações locais começaram a ensinar o mergulho SCUBA e até a certificar instrutores. O primeiro curso de classificação de instrutores reconhecido nos Estados Unidos foi conduzido pela YMCA em 1959 e pela NAUI em 1960. A PADI começou a certificar instrutores por volta de 1968.

Os fatores que contribuíram para a evolução e popularização da atividade incluem a simplificação e disponibilidade dos equipamentos de mergulho; um aumento no número de programas de treinamento; publicações sobre explorações subaquáticas militares; um aumento no interesse sobre a ecologia, oceanografia e disciplinas relacionadas; e um aumento na procura de atividades de lazer.

MERGULHO CIENTÍFICO

Os primeiros mergulhos científicos registrados datam de 1844, feitos por H. Milne-Edward na Sicília. Durante muitos anos, uma grande variedade de mergulhos científicos foram conduzidos usando técnicas de mergulho em apneia e fazendo uso de sistemas com capacete ou sino de mergulho. Mergulhos com o objetivo de fazer levantamentos técnicos também foram conduzidos durante o Séc. XIX. No final da década de 40 do Séc.XX, geólogos usavam equipamentos de mergulho dependentes da superfície para fazerem observações subaquáticas. Entretanto, só em 1949, como já mencionamos, surgiu o mergulho científico nos Estados Unidos. O Instituto Scripps e a Navy Undersea Warfare Center (o antigo Laboratório Eletrônico da Marinha Americana) localizado em LaJolla, Califórnia, tiveram os maiores e mais ativos grupos de mergulho científico no mundo. Atualmente, quase todos os grupos que se dedicam a pesquisas em água doce e no ambiente marinho usam mergulhadores.

Complete and Continue