Benefícios do Nitrox

Como foi mencionado anteriormente, o seu corpo se beneficia do uso correto do Nitrox. Enquanto você mergulha, os seus tecidos absorvem nitrogênio nas células e metabolizam o oxigênio. Quando começa a subida do mergulho, o nitrogênio absorvido nos tecidos começa a ser removido através do ciclo respiratório. Ao reduzir a quantidade de nitrogênio na mistura que respiramos, expomos os nossos tecidos a uma quantidade menor de nitrogênio. Como a quantidade de nitrogênio nas células é menor, temos o benefício de uma menor fadiga e um aumento de segurança.

Observando este conceito em detalhe, a descompressão é resultado direto da quantidade de nitrogênio absorvida pelo corpo durante o mergulho. Tanto a taxa de absorção de nitrogênio quanto a quantidade total de nitrogênio que pode ser absorvida pelo corpo são determinadas pela pressão parcial do nitrogênio (PPN2) na mistura gasosa. Quando reduzimos a quantidade de nitrogênio na mistura gasosa que vamos respirar e aumentamos a quantidade de oxigênio, que o corpo pode metabolizar, reduzimos a absorção de nitrogênio nas células dos tecidos.

Figura 1.2: Comparativo dos limites não descompressivos de mergulho utilizando-se as Tabelas de Mergulho da IANTD para as misturas apropriadas.

Tabelas e computadores de mergulho usam modelos matemáticos para determinar a quantidade de nitrogênio absorvido pelos tecidos do corpo. Como a figura 1.1 ilustra, a qualquer momento durante um mergulho com Nitrox, o nitrogênio absorvido pelo corpo é menor do que se o mesmo mergulho fosse realizado com ar.

Analisando ainda mais a questão da segurança, fica obvio que se estamos reduzindo a quantidade de nitrogênio absorvido no corpo, também poderíamos reduzir o intervalo entre o último mergulho e um voo em uma aeronave comercial. Apesar de existirem métodos para se calcular esta redução, a IANTD continua a recomendar que você faça um intervalo de superfície de 12 a 24 horas antes de voar em uma aeronave comercial. Você também deve estar ciente de que mergulhos descompressivos muito longos podem exigir intervalos de até 48 horas antes de voar.

Um terceiro benefício do uso do Nitrox é que você pode usá-lo para aumentar o seu tempo de fundo ao comparar a quantidade de nitrogênio na sua mistura à quantidade de nitrogênio do ar.

O aumento relativo das várias misturas é mostrado na figura 1.2. Vamos examinar como calcular esses valores na Sessão 2 deste manual, usando a fórmula da profundidade equivalente com ar e a tabela de PEA/PMO da IANTD.

Figura 1.3: Limites do oxigênio e suas implicações fisiológicas.

Figura 1.4: Profundidade, pressão e pressão parcial do oxigênio para as diversas misturas de EANx.

Complete and Continue