História

Se você já mergulha há muito tempo pode achar que o Nitrox é algo novo. Ele é novo no meio do mergulho recreativo, mas o seu conceito e uso é antigo já que os alemães já mergulhavam em 1912 com misturas de 45% de oxigênio e 55% de nitrogênio a profundidades de 30 metros. Mais tarde desenharam um equipamento que usava 30% de oxigênio e 70% de nitrogênio em mergulhos até 60 metros.

Apesar destas misturas terem sido usadas naquela época, o desenvolvimento do Nitrox não se deu rapidamente. Por uma questão de disponibilidade e facilidade, se priorizou o uso de ar em circuito aberto. Nos anos 50, mergulhadores de escafandro começaram a utilizar uma série de misturas de Nitrox para aumentar a segurança no trabalho.

Durante a década de 70, dados coletados através de mergulhadores comerciais e de pesquisas forneceram a base para que a NOAA, sob a direção de Morgan Wells e Dick Rutkowski, introduzisse o Nitrox para os mergulhos da agência. A NOAA permitia que mergulhadores em circuito aberto utilizassem misturas denominadas de NOAA I, com 32% de Oxigênio, e depois a NOAA II, com 36% de Oxigênio.

Em 1985 a IANTD ministrou o primeiro curso de Nitrox nas Bahamas. Apenas 10 anos mais tarde outras agências de treinamento começaram a ensinar Nitrox.

Figura 1.1: Típica curva de absorção de nitrogênio em um mergulho de 66 fsw/20 msw.

Complete and Continue