Introdução

Você sabia que você tem respirado uma forma de Nitrox desde que nasceu? Nitrox é qualquer combinação de oxigênio (O2) e nitrogênio (N2). Sendo assim, o ar que respiramos, que contém cerca de 21% de O2 e 79% de N2, é uma mistura de Nitrox. Poderíamos chamar o ar de Nitrox natural ou até mesmo Nitrox normóxico. No seu curso de mergulho autônomo básico, já foi ensinado o uso deste Nitrox natural. Neste curso, o foco é no uso do Ar Enriquecido Nitrox (abreviado como EANx, onde o x designa a porcentagem de O2 na mistura).

Ar Enriquecido Nitrox é definido como uma mistura gasosa onde a concentração de oxigênio é superior a 21%. As mais tradicionais misturas de Nitrox são as de EAN32 e de EAN36, com 32% e 36% de oxigênio respectivamente. Como mergulhador Nitrox IANTD você estará certificado a mergulhar com misturas Nitrox com concentrações entre 21% e 40% de oxigênio.

Você deve estar se perguntando, por que devemos usar o Nitrox? Como ele é diferente do ar? Porque temos que obter treinamento adicional para mergulharmos com Nitrox? As respostas as estas perguntas vão ser respondidas com maior detalhe ao longo deste manual, mas, por enquanto, podemos dizer que o seu corpo se beneficia do uso correto do Nitrox e você, e o seu dupla de mergulho, vai apreciar o tempo de mergulho estendido que o Nitrox proporciona.

O seu corpo tira benefícios do Nitrox porque, segundo a Lei de Dalton, ao aumentarmos a concentração de oxigênio em uma mistura, automaticamente diminuímos a concentração de nitrogênio. Logo, durante o mergulho, os seus tecidos não estarão expostos a tanto nitrogênio quanto estariam em um mergulho com ar. Paralelamente, se você usar tabelas ou um computador de mergulho a ar, e mergulhar com Nitrox, aumentará a sua segurança.

Tabelas e computadores de mergulho usam modelos matemáticos para calcular a quantidade de nitrogênio absorvida pelos tecidos do corpo. Ao diminuir a concentração de nitrogênio na mistura que vai respirar, você também diminui a absorção de nitrogênio do seu corpo (desde que todas as outras variáveis sejam as mesmas). Assim, você pode dizer que o seu corpo “parece” que estava mergulhando a uma profundidade mais rasa do que realmente estava, já que absorveu menos nitrogênio. Este processo vai ser abordado mais adiante neste manual, mas podemos dizer que ele vai permitir que você e o sua dupla permaneçam mais tempo submersos.

Bem, afinal se o Nitrox é tão fantástico, por que que os mergulhadores não o utilizam o tempo todo? Porque assim como existem benefícios também existem algumas preocupações. Vocês se lembram que mencionamos duas misturas tradicionais de Nitrox? Só isto é uma indicação que existem decisões a serem tomadas, por exemplo, qual mistura de Nitrox vamos usar. Todos os mergulhos requerem determinadas escolhas e com o Nitrox isto não é diferente. A profundidade do seu mergulho, tipo de mergulho e o seu equipamento afetam a mistura que você vai escolher.

Complete and Continue